Ganhar massa muscular na terceira idade é questão de saúde porque os idosos absorvem menos proteína. Então o que devemos fazer nesta fase?
- Fazer os tratamentos para as doenças pré existentes;
- Praticar atividade física;
- Consumir proteínas;
- Tomar suplementos necessários a faixa etária.
A recomendação para idosos é de 1,0g até 1,2g de proteína por quilograma de peso. O aporte calórico necessário é essencial para garantir a disposição para o dia, evitando a sarcopenia¹ que pode causar impacto na independência do idoso.
Para aumentar a massa muscular, é necessário 1,18 grama de proteína por quilo do peso corporal ideal e a quantidade consumida pelos idosos geralmente é menor.
Múltiplos mecanismos como perda do apetite, redução do paladar e olfato, saúde oral prejudicada, fatores psicossociais e econômicos; levam a ingestão alimentar reduzida.
O uso de suplementos como espessantes adicionados a água ou sucos, para facilitar a deglutição; ou alimentos fontes de energia colaboram para o equilíbrio ou ganho de massa magra em idosos com dificuldade de ingestão de alimentos ou bebidas.
Os idosos saudáveis praticantes de atividade física podem ser incluídos na sua dieta o uso de whey protein ou creatina, devidamente orientado por um nutricionista.
O ganho de massa muscular é necessário nesta fase para recuperação de alguma patologia ou evitar a sarcopenia; e em casos de desportista melhorando o rendimento em suas atividades.
¹ O aumento expressivo na gordura corporal, a região do abdômen, e a diminuição da massa magra, que faz com que o idoso perca força. Essa perda muscular decorrente do envelhecimento é chamada de “sarcopenia”.
0 comentários